domingo, 20 de maio de 2012

coldplay, somos nós

Já li, ouvi, vi fotografias, ouvi músicas e vídeos e parece que na generalidade toda a gente gostou de Fix you, que foi lindo, épico, bla bla bla bla. Houve tempos em que idolatrei essa música, tem uma letra de choradeira comum, de dor partilhada. Toda gente teve um desgosto, toda a gente precisa de uma mão para arrancar e sair do fundo do poço, de alguém que nos segure e que nos ajude a curar. Sim, isso torna a música especial e adequada, mas faz voltar lá, aquele mau momento e eu tento supera-lo não aprecio muito voltar lá, por isso, para mim Fix you era uma espécie de chaga pessoal, que sempre que tocava no rádio eu voltava lá, aos dias que a cantei na procura de conforto.  Perdi isso, não foi bom, porque é bom lembrar de onde vimos, o que já sentimos...
Era assim mas já não é! Como deixei de apreciar e comecei a cantarolar e acha-la banal e pouco relativa a mim? Quando me disseram que ela foi escrita para a Gwyneth Paltrow quando o pai dela faleceu... uma musica para ajudar na passagem desse mau momento, para a reconfortar. E agora sempre que a ouço, é desse sentimento de perda crua que me lembro mas que eu não conheço e assim sendo o que sinto é pena por ela ter estado lá, nesse momento mau.. Porque sempre que uma música tem significado para outra pessoa, e que eu esteja consciente desse significado, essa música já nunca mais é minha. E eu sei que odeio é uma palavra muito forte, e também sei que a uso demasiadas vezes, maioria das vezes da boca para fora, mas é um facto. Odeio que as pessoas me digam, ai e tal esta é musica minha e do meu namorado porque foi aqui que demos o 29º beijo, ou, esta música foi escrita porque o papagaio estava triste! Não quero saber o que significa, se essa música é especial para ti, tudo bem, mas nunca me digas o significado dela, pode ser? Porque dizes o que ela te diz a ti? É tua, guarda! Deixa de ser tua sempre que alguém se lembrar do que ela significa, passa a ser ponto de referência, e isso é muito pouco especial! 
Isto tudo para dizer que não, Fix you não foi o meu momento alto da noite! Foram vários momentos: eu e elas a saltar como não houvesse amanhã, de mãos dadas pelos gostos comuns e as diferenças todas que dividimos, o facto de eu mostrar o meu lado protector de mamã delas, de mostrar as garras, de ser má, estúpida e bitch para quem se meteu connosco... foi termos estados juntas a cantar aos gritos todas, mas todas as músicas, termos feito as nossas próprias t-shirts, temos comido camponesas e pão com panado no carro a rir e comentar todo o concerto, tipo review, foi sobre termos dado com o caminho de volta sem o saber... foi sobre termos estados juntas ao som deles, dos Coldplay com cores coloridas, música que faz cantar e tirar os pés do chão, pelo menos a nós as 3!


O momento alto da noite para mim  foram esses momentos e sem esquecer a música que nos move, Every Teardrop is a waterfall foi espectacular e eu saltei muito e porquê? Porque sim :D








Sem comentários:

Enviar um comentário