quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Obrigada

E vieram eles, com coisas que ela não estava à espera.
Chegaram com uma hora de adianto, e se calhar foi aí que tudo começou, foi aí que ela começou a sorrir para eles, com adianto! Sorriu porque o adianto foi bom saber que o tinha, ainda que dessa forma. O coração dela ficou quentinho e ancioso, estavam a soar os tambores lá no fundo e ela agradeceu.
Deixou-se dormir e esperar pelo dia em que ia distribuir beijinhos, obrigados, sorrisos, bolo e sumos.
E ele chegou! Abriu a porta a mando da mãe e viu-os, pendurados, agitados pela ver, ou pelo vento. Sabia bem quem tramara tal sorriso e aperto no coração. Riu e pensou nelas, teve a certeza, era delas aquele sorriso e agitação. Guardou o momento e foi um a um ler coisas indecifrável ao olhos de todos, mas delas não. Para elas fazia tudo um sentido único de cada momento juntas. Sim, são elas as pessoas dela, a metade da laranja!
Viu a mãe babar-se de alegria e o pai olha-la com orgulho. Viu dançarem para ela e sentiu o abraço sentido. Viu a folha de pernas para o ar a desejar-lhe os parabéns. Viu o origami na mesae e a bolacha holandesa com uma carinha a sorrir-lhe. Viu os sorrisos de quem a vê virem na direcção dela, abraça-la e beija-la. Recebeu mensagens e ouviu as vozes de quem se preocupa em se fazer sentir presente, ali ao lado ou mesmo a 2300km de distância no país da máfia .
Ouviu os parabéns e alegria de quem os canta, da satisfação de comer bolo e beber sumo.
Viu o dia sorrir-lhe e ela fez questão de sorrir de volta.
Viu o esforço da mãe, em poupa-la, ser mal sucedido num bolo mingado, sorriu-lhe e pôs as mãos à obra. Fez um novo bolo para os seus depois do jantar cantarem-lhe iluminados por velas teimosas, que deixaram a cozinha numa algazarra.
Viu um candeeiro  manuscritamente decorado com frases de grandes mentes. Viu o esforço de quem a ama querer agradar. Viu aqueles que a viram crescer bater-lhe palmas e os que ela vê crescer beijar-lhe as faces.
Viu-os ir e ficou feliz, afinal eles vão mas voltam sempre.
Viu-se feliz e reconfortada, é bom sentir a idade, nem que seja por um dia.
Agradeceu por ser amada!

Oscar Wilde


Sem comentários:

Enviar um comentário