quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Teorias sem filtro

Há teorias no ar. Há teorias, toda a gente tem teorias. Algumas amigas minhas têm a teoria que sou pragmática e sofro, sofrerei enquanto não o deixar de ser.

 "pragmático:
(grego pragmatikós, -ê, -ón, activo, hábil em negócios ou política)
adj.
1. Relativo à pragmática ou ao pragmatismo.
2. Que tem motivações relacionadas com a acção ou com a eficiência. = PRÁTICO
adj. s. m.
3. Que ou quem revela um sentido prático e sabe ou quer agir com eficácia."
 Não sei muito bem onde está o problema de ser activa e hábil, são boas coisas, as pessoas não gostam dos maiores, temos de ter sempre um handicap ou algo não está bem. Vá, mas sim, sou demasiado prática e muitas vezes bruta em prol da eficiência, seja de que tipo ou espécie ela seja.
O meu handicap para além do açúcar é a hipersensibilidade emocional, também conhecido por pieguice. 
E sim, não combinam, ser prático e piegas, mas o piegas está do outro lado do muro, no silêncio do quarto, não é visível a olho nu. Resultado: sou de extremos, isso assusta-me a mim, compreendo que nos outros seja aterrador. 

A outra teoria é que sou workhalic porque trabalho de mais e porque encaro tudo como uma tarefa. Sou compulsiva quando tenho tarefas.
"compulsivo 
(latim compulsus, -a, -um, particípio passado de compello, -ere, empurrar + -ivo)
adj.
1. Que compele ou é destinado a compelir.
2. Que não se consegue conter ou a que não se consegue resistir."
Esta teoria preocupa-me mais, indica que eu encaro tudo como uma tarefa. Indica que encaro a vida, as pessoas, e as situações como tarefas da cozinha ou do laboratório, e ainda, que executo de forma compulsiva.  Ora encarar como tarefa já é péssimo, ser compulsivo em relação a isso, pior, claro está.

Há perigos nestas nas teorias! Existem filtros que devem ser colocados quando alguém nos considera uma teoria. Comecemos por desconfiar quando alguém gosta de nos explicar. Caso a palavra teoria esteja na frase de abertura, filtrem porque vai dar merda, principiante se formos hipersensíveis. Mas isto sou só eu a dizer.


Sem comentários:

Enviar um comentário